10/04/2007
Uma notícia interessante para quem gosta de chocolate: alimentos ricos em cacau podem reduzir a pressão sangüínea, enquanto tomar uma xícara de chá preto ou verde pode não ter o mesmo efeito, de acordo com análise de uma pesquisa publicada no , da "Archives of Internal Medicine", da American Medical Association.
Participantes do estudo que consumiram produtos com cacau por pelo menos duas semanas apresentaram queda da pressão sangüínea igual à obtida por uma pessoa que toma medicamentos normalmente recomendados para o controle da pressão alta.
9.fev.2007/Reuters
Menina prova banho com chocolate; cacau ajuda contra pressão alta
A redução da pressão sangüínea creditada ao cacau poderia diminuir o risco de ataques cardíacos em 10% a 20%, diz o estudo.
Tanto o cacau quanto o chá contêm polifenol, uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e que estão presentes na maioria das frutas e verduras.
O cacau, porém, contém um tipo de polifenol diferente do chá --procianidina--, que parece ser mais ativo.
Atualmente, pacientes com pressão alta são orientados a comer mais frutas e verduras, embora produtos com cacau e chá sejam responsáveis por grande parte do consumo de polifenol nos países ocidentais.
Sem exageros
Porém, não é hora de começar a devorar barras de chocolate, escreve o autor do estudo, Dirk Taubert, do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha.
"Acreditamos que qualquer aconselhamento alimentar deve levar em conta a quantidade alta de açúcar, gorduras e calorias que existe na maioria dos produtos com cacau", afirma.
"Racionalmente, produtos à base de cacau poderiam ser considerados parte de dietas para reduzir o risco de hipertensão", escreve Taubert.
Rodapé